A importância de todo o time estar alinhado ao mindset de Produtos
É muito comum ouvir de novos PMs ou aspirantes a migração de carreira para a área de gestão de produtos se eles deveriam ter conhecimento técnico para desempenhar bem sua função. Mas existe um outro questionamento que até hoje não ouvi: o squad de Produtos Digitais deveria ter noções básicas de gestão de produtos?
Na minha opinião, a resposta é SIM!
Não que todos devem ser capazes de desempenhar o papel de PM, mas as noções básicas do que é gestão de produtos, o mindset customer centric, lean e data-driven deveriam ser entendidos e seguidos por todos num squad que é responsável por produtos digitais.
Este conhecimento básico de gestão de produtos é o que ajuda a fazer com que o time saiba participar do processo de discovery, bem como das discussões sobre a priorização e execução das atividades.
Desta forma, as discussões baseadas nas dores do cliente e em dados serão conversas de alto nível com todo o time, ao invés de uma ciência obscura praticada por um único profissional nomeado Product Manager. Por outro lado, o time de engenharia também pode entender o momento do produto, não gastando esforços excessivos em um MVP inicial, por exemplo.
Quando atuei gerenciando o chapter de engenharia, isso me ajudou muito, pois ao invés de tentar controlar as atividades que o time estava desenvolvendo, eu conseguia discutir com os gerentes de produto sobre a correta alocação dos profissionais e se os mesmos estavam acompanhando as métricas do produto e participando do processo de discovery além de, claro, verificar se a entrega estava de acordo com a especificação deles.
Por outro lado, acompanhava com a mesma frequência se o time de desenvolvimento tinha clareza sobre as métricas, se os PMs mantinham o backlog claro e as atividades bem especificadas, bem como se davam liberdade para o time participar do processo de discovery.
Pensando e agindo desta forma, evitava a tendência natural de um gerente de desenvolvimento com background técnico (o que é a minha realidade), que seria de controlar as atividades e se preocupar excessivamente com a quantidade de atividades entregues, ou até mesmo o foco excessivo em saber se alguém estava ocioso ou em controlar o backlog dos squads, o que seria ruim para todos, principalmente para a empresa.
Ao mesmo tempo, isso me permitiu um bom relacionamento com os gestores de produtos, pois eles sabiam que ali estava alguém que entendia do assunto, quando precisava alinhar qualquer ajuste de percurso, priorizar a correção de bugs ou pagamento de débitos técnicos, ou até mesmo movimentar profissionais entre squads.
Sou fã das discussões em alto nível, então meu conselho para qualquer pessoa que atue dentro de um squad ou até mesmo faça a gestão de capítulos que tem profissionais alocados em squads, é estudar o básico de gestão de produtos, mindset lean e customer centric.
Assim você não exigirá o estado da arte no código de um MVP que pode simplesmente invalidar uma hipótese e ser descartado no final da próxima semana, e poderá ter conversas em alto nível sobre a evolução de cada produto da sua empresa.
O mesmo vale para stakeholders, pois se for possível entender os princípios de quem gerencia os produtos, será muito mais fácil discutir sobre o motivo de sua ideia não ter sido priorizada, ou daquele problema que você reportou não ter sido corrigido ainda.
Segue uma indicação de 3 livros que deveriam ser leitura obrigatória para qualquer pessoaque trabalhe próximo ao time de Produtos: